A Escola Jesus Cristo é uma instituição espírita fundada por Clóvis Tavares, sob inspiração espiritual de Nina Arueira, em 27/10/1935. Inicialmente denominava-se Escola Infantil Jesus Cristo, pois destinava-se a evangelização de crianças sob a luz da doutrina espírita, funcionando em pequena sala da casinha de D. Didi (mãe de Nina Arueira) aos domingos pela manhã, na antiga rua do Mafra; com a frequência de jovens e adultos, as aulas esclarecedoras do jovem Clóvis, a instituição perdeu o adjetivo, passando a denominar-se Escola Jesus Cristo - Instituição Espírita de Cultura e Caridade. O aumento do número de seus frequentadores levou a necessidade de mudar de local e, em 27 de outubro de 1939, no seu quarto aniversário, passa a funcionar em sua sede própria, adquirida pelo seu fundador com auxílio de amigos, na rua dos Goitacazes, 177 – Lapa, Campos dos Goytacazes/RJ. Atualmente, a instituição, funciona diariamente, com serviços de auxílio ao próximo e de aulas e pregações evangélicas e doutrinárias, descritos abaixo, em postagem do dia 30/08/2010.

Pesquisar este blog

27 de outubro de 2010

ESCOLA JESUS CRISTO - 75 ANOS!



 “Salve, Escola de Jesus,
Que ampara os pequeninos,
Que ao mundo concedes luz,
E dás pão aos peregrinos!”
                     (Lucide Nolasco)
*****
(Foto – Interior do antigo templo da Escola, na década de 40,
durante uma pregação de Clóvis Tavares)
*****
Templo
 Escola amiga que encerras
Um templo de luz divina,
Teus ofícios de doutrina
São hinos de amor e luz!
As tuas preces são bênçãos
Teu breviário – é a bondade,
Teu altar – a Humanidade,
Teu sacerdote – é Jesus!
Casimiro Cunha
(Psicografado por Chico Xavier)
*****
Escola Jesus Cristo – Nosso Templo
            Quanta beleza espiritual nestes conceitos! Que lugar mais sagrado que o templo? Que recinto mais silencioso? Que ambiente mais bendito? A Escola Jesus Cristo é, de fato, um templo do Evangelho onde entramos quase sempre com o coração vazio e de onde saímos invariavelmente fortalecidos. Pois, para além de nossos contatos fraternos e carinhosos, é com Jesus que nos encontramos. Para além das palavras que trocamos, é com Ele, nosso Senhor, que secretamente conversamos. E toda vez que adentramos a nossa Escola-Templo nas manhãs abençoadas de domingo ou noutros dias e noutras horas, é Ele que visitamos, é Dele que precisamos, é com Ele e por causa Dele que nos alegramos, é diante Dele que nos envergonhamos.
            Como é bom entrar no Templo, no Templo que é a própria Escola Jesus Cristo! Quantas bênçãos! Quanta responsabilidade! Quanta paz! Quantas necessidades! Quantas coisas aprendidas! Quantos arrependimentos! Quantas oportunidades! Quantas consolações! Quanta verdade!
            Relata o evangelista Marcos: ‘Durante o dia Jesus ensinava no Templo e à tarde saía para passar a noite no monte chamado das Oliveiras. E todo o povo ia de manhã cedo ter com Ele, no Templo, para O ouvir’ (Mc, 21: 37-38).
            Hoje, como ontem, é preciso escutar Jesus no Templo, indo ao Seu encontro bem cedo, para não perder uma sílaba de Sua Sabedoria! A Escola Jesus Cristo, Templo de oração e meditação, nos convida a escutar Jesus bem cedo, antes que, recordando o apelo dos discípulos de Emaús, seja tarde e o dia já decline.
Celso Vicente Mussa Tavares
Fonte: Periódico “Farol”, da Escola Jesus Cristo - outubro de 2010.
*****

Um comentário:

  1. Muito bom o seu texto, Celsinho. Precisamos nos aproximar de Jesus, senti-lo dentro de nós.
    Um grande abraço, Antonio

    ResponderExcluir