A Escola Jesus Cristo é uma instituição espírita fundada por Clóvis Tavares, sob inspiração espiritual de Nina Arueira, em 27/10/1935. Inicialmente denominava-se Escola Infantil Jesus Cristo, pois destinava-se a evangelização de crianças sob a luz da doutrina espírita, funcionando em pequena sala da casinha de D. Didi (mãe de Nina Arueira) aos domingos pela manhã, na antiga rua do Mafra; com a frequência de jovens e adultos, as aulas esclarecedoras do jovem Clóvis, a instituição perdeu o adjetivo, passando a denominar-se Escola Jesus Cristo - Instituição Espírita de Cultura e Caridade. O aumento do número de seus frequentadores levou a necessidade de mudar de local e, em 27 de outubro de 1939, no seu quarto aniversário, passa a funcionar em sua sede própria, adquirida pelo seu fundador com auxílio de amigos, na rua dos Goitacazes, 177 – Lapa, Campos dos Goytacazes/RJ. Atualmente, a instituição, funciona diariamente, com serviços de auxílio ao próximo e de aulas e pregações evangélicas e doutrinárias, descritos abaixo, em postagem do dia 30/08/2010.

Pesquisar este blog

30 de junho de 2011

Que Homem É Este?

             Hoje completa-se 9 anos da desencarnação do nosso Chico, 9 anos de saudade do grande missionário do século XX, que, a exemplo de Paulo, levou em seu corpo "as marcas de Jesus" (Gl. 6:17).
*****
*****
Que Homem É Este?
        Que homem é este que:
doente, deu saúde a um incontável número de pessoas;
pobre de bens materiais, consolou numerosos ricos;
rico de bens espirituais, jamais esqueceu os pobres;
sem poder humano, orientou e consolou poderosos;
sem dinheiro, enriqueceu o século em que nasceu;
sem títulos acadêmicos, apenas com o quarto  ano primário, foi co-autor de verdadeira enciclopédia, versando os mais variados temas sobre ciência, filosofia e religião;
apagando-se, iluminou nossos caminhos;
        De sua boca jamais se ouviu uma palavra de pessimismo, ódio, condenação ou revolta. Sua vida foi toda dedicada para que “a fé se elevasse, a esperança crescesse, a bondade se expandisse e o amor triunfasse sobre todas as causas”.
        Que homem é este que, apesar dos sofrimentos que experimentou em toda a vida, ainda consegue:
        sorri além do cansaço;
        servir apesar das doenças;
        sofrer sem reclamar;
        fazer o bem aos que lhe fazem mal;
        orar pelos que o perseguem e caluniam;
        ajudar desinteressadamente;
        conversar com os animais;
        amar a todos os seres;
        publicar quatrocentos e dez livros*, com vinte milhões de exemplares vendidos, sem nunca receber um centavo de direitos autorais.
        Que homem é este que, há muitos anos, capa e assunto das principais revistas e jornais do País, nunca perdeu a simplicidade?
Que homem é este que, após alguns anos retido em sua casa por doenças graves, bastou a simples notícia de que havia voltado a atender para milhares de pessoas acorressem à cidade onde mora, simplesmente para vê-lo?
        Que homem é este que resistiu oitenta e nove anos de massacre com a mesma paciência e serenidade dos seguidores de Jesus?
        Que nunca se cansa de fazer o bem.
        Nunca perguntei a este homem se ele é feliz, mas deve ser, porque faz a vontade de Deus.
        Ele tem um jeito manso de falar, um olhar límpido como um céu sem nuvens, um sorriso franco de quem é autêntico...
Este homem não consegue mais falar sobre o Cristo sem se emocionar até as lágrimas.
        Seu nome é Chico, o nosso Chico, um homem feito só de amor.
        Seu nome é Chico, Chico Xavier, a paz que todo mundo quer.
Adelino da Silveira

* 410 livros na época da publicação em 1999, hoje são mais de 450 livros editados.
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário