A Escola Jesus Cristo é uma instituição espírita fundada por Clóvis Tavares, sob inspiração espiritual de Nina Arueira, em 27/10/1935. Inicialmente denominava-se Escola Infantil Jesus Cristo, pois destinava-se a evangelização de crianças sob a luz da doutrina espírita, funcionando em pequena sala da casinha de D. Didi (mãe de Nina Arueira) aos domingos pela manhã, na antiga rua do Mafra; com a frequência de jovens e adultos, as aulas esclarecedoras do jovem Clóvis, a instituição perdeu o adjetivo, passando a denominar-se Escola Jesus Cristo - Instituição Espírita de Cultura e Caridade. O aumento do número de seus frequentadores levou a necessidade de mudar de local e, em 27 de outubro de 1939, no seu quarto aniversário, passa a funcionar em sua sede própria, adquirida pelo seu fundador com auxílio de amigos, na rua dos Goitacazes, 177 – Lapa, Campos dos Goytacazes/RJ. Atualmente, a instituição, funciona diariamente, com serviços de auxílio ao próximo e de aulas e pregações evangélicas e doutrinárias, descritos abaixo, em postagem do dia 30/08/2010.

Pesquisar este blog

7 de janeiro de 2011

Recordando Nina Arueira

          Hoje recordamos Nina Arueira, fundadora espiritual da Escola Jesus Cristo, nos 95 anos de seu nascimento. Alma querida a quem tanto devemos. Deus a abençoe e a guarde eternamente!
*****
Pequena Biografia da Pequenina:
            Maria da Conceição Arueira (Nina Arueira) nasceu em 07 de janeiro de 1916, em Campos dos Goytacazes – RJ, faleceu jovem ainda vítima de febre tifóide, em 18 de março de 1935. O nome Nina veio do apelido Pequenina que recebera ainda criança e, aos poucos, foi convertendo-se em Nina.
            “Apesar de muito criança, era um espírito maduro, forte e profundo. Não à atraía a vida mundana, nem os divertimentos próprios dos jovens e, ao tratar-se com ela, via-se logo que era um espírito altamente evoluído. A seu respeito certo doutor grandemente preparado, muito ilustrado, inteligência de escol, chegou a dizer-me: - Estive muito tempo na Europa e lá (e mesmo aqui) convivi com sábios, com escritores célebres, com homens da maior cultura e conhecimento, mas nunca dentre eles, apesar de espíritos maduros e grandemente evoluídos, encontrei o desenvolvimento intelectual, a lucidez de espírito, a compreensão fácil e a profundeza dos pensamentos de Nina. Não há a menor dúvida – esta menina é, incontestavelmente, um gênio! – Mas, sobretudo, encantavam-me a sua pureza d’alma e a grandeza de seu coração. Ainda que não pertencesse a nenhuma igreja religiosa, o seu espírito livre e ao mesmo tempo perfeitamente disciplinado, era profundamente cristão, pois todos os seus atos, ideais e pensamentos estavam sempre em perfeita harmonia com as doutrinas luminosas e purificadoras do Evangelho do Divino Mestre de Nazaré, em toda a sua pureza.” (Virgílio de Paula).
*****
Palavras de Nina:
            Para obedecer às leis é preciso compreendê-las e sentí-las.
É preciso que elas estejam de acordo com a natureza – porque DEUS é uma natureza “infinita e incriada, que nunca teve princípio e nunca há de ter fim”.
            DEUS é uma força infinita, e nós somos cada qual uma força.
            DEUS é um credo infinito, e nós somos cada qual um credo.
            DEUS é o oceano interminável, e nós somos cada qual um mediterrâneo, nas reentrâncias da terra.
            É preciso lutar com as margens povoadas de répteis, e voltar, novamente, ao grande pélago.
            É ignorância a obediência cega; é sabedoria a compreensão sem limites.
            Creia em si, pois, o homem; o mundo é seu e o viver é seu; expanda-se, porque DEUS está muito além da simples crença e o coração muito além da inteligência; galgue-se o raciocínio, cruzem-se os horizontes, devastem-se os oceanos; afunde-se na crosta; multipliquem-se os esforços, porque DEUS está ainda muito depois do último esforço.
Nina Arueira
*****
Meu Amor
Encontrei meu amor no caminho do mundo...
Abri minha alma inteira para lhe dar guarida,
E pelo amor de amar.
O trouxe para a vida.
Meu amor infinito é mais que um sentimento...
É um espírito de luz no espírito de ânsia
Que tenho dentro de mim...
Meu amor infinito é mais que um coração,
É uma vida votada a um grande sonho...
E por ser infinito,
Meu amor é um céu
Que cerca todo o Céu,
E cerca toda a Terra,
E venturas e dores,
Tristezas e alegrias,
E noite de procelas e luar,
E internissímos dias...
Só pelo amor de amar...
Nina Arueira
*****
 (Fonte dos textos - Livro "Novo Céu e Nova Terra")

Um comentário:

  1. Quem disse que a morte é o fim do amor que na terra se expandiu e prosperou? Nina e Clóvis... Clóvis e Nina perpetuaram o amor para além da morte física, através dos recursos proporcionados pela materialização de espíritos, formados com os ectoplasmas expelidos do corpo do médium Peixotinho. Milagre? - Não. Fraude? - Examine você mesmo, através da rica literatura sobre o tema. Paz e luz, é o que de mais precisamos!

    ResponderExcluir